Make your own free website on Tripod.com

 

 

Regras

 

 

Respeito

 

Vamos deixar bem claro: Chia não é um jogo cujo tema principal sejam guerras e conquistas. Apesar delas existirem, a intenção do jogo é a amizade entre jogadores, e, principalmente, diversão. Não faça de seus objetivos desrespeitar os outros jogadores. O respeito para com os outros jogadores é nossa regra principal!

 

O Planetmaster

 

O Mestre do Jogo - também conhecido como PlanetMaster - é quem decide tudo. Coordenador do jogo, responsável por desde admitir a entrada de novos jogadores, distribuir novos territórios, arbitrar conflitos, atualizar o website do Chia. Todas as principais dúvidas e problemas do jogo devem ser tratadas com ele.

 

Diálogos

 

Na lista de discussão todas as mensagens são consideradas como sendo mensagens do personagem, ou seja, do líder da nação. Entretanto, quando é preciso explicar algum aspecto técnico do jogo, ou falar com um outro jogador pessoalmente, ao invés de falar com ele como o líder de seu país, usa-se o [OFF]. Todas as mensagens com esse parâmetro devem ser enviadas assim: [OFF: Sua mensagem].  Na mesma mensagem podem estar tanto aspectos do jogo quanto itens em [OFF]. Apenas tome cuidado para não se confundir!

 

Websites

 

Cada jogador deverá manter o website de seu país. Nele, devem conter as informações básicas, como História, Cultura, Mapas, Diplomacia, Símbolos, Militaria, Economia, e o que mais você achar necessário. O único limite para o conteúdo do seu website é a sua criatividade! Ah, e não se esqueça de um link de volta para o website do Chia!

 

Interferindo com Outras Nações

 

O país de um jogador não pode interferir diretamente no país de outro jogador. Você pode até dizer que é contra a ideologia de outra nação, ou que seu país tem pretensões sobre o território do seu vizinho. Entretanto, você não pode dizer que seus aviões estão bombardeando o outro país, ou que seus espiões estão manipulando as eleições deste país, sem a autorização do outro jogador! Se o jogador afetado desaprovar a ação - isso deve ser feito em particular, por e-mail - o jogador que fez a ação deve desfazer isso, com uma desculpa do tipo "Mensagem Errada", "Problemas na Transmissão", etc.

 

Um exemplo: eu, jogador do Império da Lativônia mando um e-mail para o jogador que controla a República da Alvossa, dizendo "Olha, eu tenho uma ótima idéia! Que tal se um espião Alvossiano assassinasse o imperador Lativonês? E aí, podemos iniciar uma guerra!". O jogador da Alvossa poderia dizer "Ótima idéia, vamos nessa!", ou "Puxa, não dá, meu país não faria isso... Porque você não pede ao jogador do Merovelistão? Ouvi dizer que ele está interessado em uma guerra!".

 

Eventos envolvendo dois países não precisam ser apenas guerras entre os dois. Pode ser uma nação pedindo ajuda para sufocar uma revolução, uma pedindo petróleo para sua economia, ou qualquer outro evento que você puder imaginar! Caso dois países "concordem em discordar" em um determinado assunto que as leve a uma guerra, e não concordarem quanto ao resultado desta, os Mestres do Jogo deverão ser chamados para arbitrar o conflito.

 

Lista

 

A Lista de Discussão é aonde o jogo em si acontece.É lá que o dia-a-dia dos países é relatado. Assim que sua inscrição no Chia for aceita, você deverá será cadastrado na Lista. Se você não se manifestar na Lista por um certo período, será considerado inativo. E é na Lista que as regras de respeito se aplicam! Nada de imagens impróprias, racismo, desrespeito, ou discussões do tipo "meu país é melhor que o seu". 

 

Maiores detalhes sobre como redigir as mensagens enviadas à lista estão descritos com exemplos aqui (arquivo .doc "zipado"). Se preferir o formato .pdf, clique aqui.

 

Realismo

 

Você pode fazer o que quiser com o seu país, desde que seja considerado realista. Ou seja, nada de elfos, monstros, magia, naves interestelares, etc. Chia é um planeta que está um pouco a frente da Terra em alguns aspectos, como tecnologia, mas, no geral, são bem parecidos. Procure ser realista com seu país. Se ele era anteriormente uma pequena nação agrária, não pode, da noite para o dia, se transformar em uma superpotência com metrópoles de vinte milhões de habitantes, um programa espacial desenvolvido e um arsenal de mísseis nucleares! Nações pequenas terão baixas populações, poucas indústrias. Tenha isso sempre em mente!

 

Terra e Chia

 

Apesar de Chia ser um planeta baseado na Terra, não existem referências à Terra no jogo! Por exemplo, não diga que sua nação tem um partido Marxista: não houve ninguém chamado Marx em Chia! Entretanto, na URS, há cerca de cem anos, havia um homem chamado Dimitri Kalinin, que é considerado o equivalente a um Marx, ou a um Lenin. O mesmo com os idiomas, religiões... O idioma Inglês, em Chia chama-se Angaliês, enquanto que o Português é conhecido como Galtês. Outros equivalentes existem. A seção "Informações" deste website é um bom começo! Procure também nos websites dos outros países, ou pergunte na Lista!

 

Novos Jogadores

 

Quer se tornar um participante do Chia? Ótima escolha! acesse a seção "Participe" logo abaixo, leia as regras com atenção, e seja bem-vindo!